Porque programar para tablets e celulares

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

UML Executável e MDD

Neste post estão indicados links no SlideShare onde buscar as transparências utilizadas em nossas últimas aulas sobre Executable UML e Arquiteturas Baseadas em Modelos (MDD):

Para acessar a uma síntese da maior parte do que foi apresentado em nosso curso de Tópicos Especiais, uma análise sobre os assuntos do ponto de vista de aplicações encontra-se no Projeto da ATHENA, European Integrated Project, onde se pode obter informações teóricas e práticas sobre inter-operabilidade, MDI, MDD e assuntos concernentes à Integração e Família de Sistemas (ATHENA - Advanced Technologies for Interoperability of Heterogeneous Enterprise Networks and their Applications Integrated Project).
Na página do Projeto ATHENA pode-se ler:


"Model Driven Development (MDD) representa uma aproximação com a Engenharia de Sistemas onde os modelos são usados na compreensão, no projeto, na construção, na distribuição, na operação, na manutenção e na modificação de sistemas de software. As ferramentas de modelagem e os serviços da transformação são usados para alinhar os modelos diferentes, assegurando-se de que sejam consistentes através por exemplo dos diferentes níveis de refinamento.

O desenvolvimento conduzido por modelos, em nossa opinião, representa uma aproximação voltada para negócios no desenvolvimento de sistemas do software, que começa com um Modelo Independente do sistema computacional (CIM) que descreve o contexto do negócio e suas exigências. O CIM é refinado para um modelo independente da plataforma (PIM) que especifica os serviços e as relações que os sistemas de software devem proporcionar ao negócio, independente de plataformas da tecnologia de software. O PIM, por sua vez, é transformado então para um modelo específico da plataforma (PSM) que descreve a realização dos sistemas de software no que diz respeito às plataformas escolhidas da tecnologia de software. Além da abordagem voltada para negócios, uma estrutura conduzida por modelos deve igualmente endereçar como integrar e modernizar sistemas de legado existentes de acordo com necessidades novas do negócio. Esta aproximação é sabida como a Modernização de Arquitetura Conduzida para Negócios, um padrão da OMG".






quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Inovação Aberta

Na aula de ontem, dia 18/10/2011 iniciamos e hoje continuaremos discutindo a Inovação Aberta. Como material auxiliar sugerimos acessar aqui o link dos slides da Fundação Getúlio Vargas apresentados, que podem ser baixados do Slide Share.
Devemos salientar a importância deste modelo na área de software, especialmente Open Source, pois é o campo que mais interesse tem para os alunos e especialistas de TI.
Uma das melhores apresentações neste sentido é a da FaberNovel Consulting, que pode ser acessada aqui através do SlideShare para download.
Aos interessados em aprofundar em Open Innovation em geral, tema de extrema importância nos dias atuais, sugerimos a leitura do livro de Stefan Lindegaard e Alexandre Callari, publicado pela editora Évora recentemente e cuja capa reproduzimos abaixo.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Wiki sobre Modelagem para SAP e outros padrões de modelagem

Na aula passada, dia 04/10/2011, falamos sobre modelagem de processos com o ARIS ToolSet e o ARIS Explorer, mostrando sua correlação com processos executados tanto pelo SAP R/3 como outros aplicativos desta mesma empresa, como o SAP Business One.
Na aula de hoje mostraremos o Wiki da SAP na área de processos, onde podemos encontrar muitas informações a respeito, que pode ser acessado neste link.
Para informações englobando tudo o que é preciso saber, clique neste link, do SAP Modeling Handbook.
Generalizando um pouco mais, mostraremos também o padrão de modelagem que que é uma extensão da UML, o padrão SysML, aplicável à área industrial, em especial a Engenharia de Sistemas.

domingo, 18 de setembro de 2011

Exercício sobre o SAP BI Business Explorer

Prezados alunos(as): Sobre o exercício com o SAP Business Explorer, tenho a informar que o programa não é para baixar, pois é uma aplicação em nuvem. É preciso registrar-se em www.sdn.sap.com para usar o programa.

O link que formeci pode ser encontrado em 
Lá poderemos ver o título:


SAP BUSINESSOBJECTS EXPLORER"SAP BusinessObjects Explorer combines the speed of search with the analytical power of business intelligence to provide immediate answers to business questions. Test drive SAP BusinessObjects Explorer OnDemand and view the overview video".


É para fazer upload de uma planilha qualquer do Excel com pelo menos 100 linhas e 8 colunas ou de um conjunto de feeds Rss e construir um dashboard com gráficos associados à planilha ou feeds. 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Um tutorial sobre SOA e Web Services

Além da indicação do post anterior sobre SOA e Web Services, sugerimos baixar um texto em Português que está no site Slideshare.net sobre o assunto.
Escrito por Cezar Taurion a partir de vários posts de seu blog, o material é importante para uma melhor compreensão do SOA, Web Services e suas aplicações. Clique aqui para acessar e baixar o tutorial.

Qual é a diferença entre SOA e Web Services?

Esta pergunta surgiu na aula de ontem, 30/08/2011, e procuramos na Internet uma definição precisa das duas tecnologias. Encontramos uma referência na CIO - Estratégia de Negócios para Líderes Corporativos, de autoria de Christopher Koch. É a seguinte:
"SOA é a arquitetura abrangente para criar aplicações dentro de uma empresa — pense em um projeto arquitetônico — mas, neste caso, a arquitetura demanda que todos os programas sejam criados com uma metodologia de desenvolvimento de software específica, conhecida como programação orientada a serviço. Web services são um conjunto de mecanismos-padrão de comunicação criados sobre a World Wide Web. Ou seja, os web services são uma metodologia para conectar e comunicar. Enquanto SOA é uma estratégia de TI".
Acesse o artigo completo aqui.




quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Video sobre Windows AZURE de Valdemir Cambiucci

Este post corrige um link errado publicado no blog soa4you.wordpress.com relativamente a uma aula em video sobre Windows Azure tendo como palestrante Valdemir Cambiucci.
Acesse a aula neste link.

Projeto Smart City do SEBRAE - Iniciativa vai estimular a criação soluções digitais para a melhoraria da qualidade de vida na capital mineira


O Sebrae-MG criou o Projeto Smart City BH (Cidade Inteligente) que irá apoiar o desenvolvimento de soluções digitais para melhorar a mobilidade urbana em Belo Horizonte. A iniciativa pretende estimular micro e pequenas empresas a criarem produtos e serviços que minimizam os problemas gerados pelo trânsito e facilitam o acesso às informações turísticas online.  A apresentação do projeto será no dia 25 de agosto, às 19h, no Hotel Clarion.

A iniciativa integra as ações do Programa Sebrae 2014, que pretende preparar os pequenos negócios para as oportunidades que serão criadas com as competições esportivas realizadas no país em 2013 e 2014.

Poderão participar do projeto micro e pequenas empresas ligadas aos segmentos de tecnologia da informação, comunicação, automotivo, turismo, engenharia, energia, iluminação e design. Inicialmente 40 empresas de Belo Horizonte serão capacitadas em gestão pelo Sebrae-MG. Consultores irão fazer um diagnóstico sobre esse mercado na capital mineira e elaborar um plano de ação para atuação das empresas.

O conceito de Smart City já vem sendo utilizado em várias cidades da Europa, Estados Unidos e Ásia. Modelos de transportes inteligentes e limpos para melhorar a mobilidade urbana e mecanismos de pagamento digital, que garantem praticidade e segurança nos serviços são alguns exemplos do uso da tecnologia na melhoria da qualidade de vida da população.

Lançamento do projeto Smart City BH
Data: 25 de agosto
Horário: 19h
Local: Hotel Clarion Lourdes – Avenida Bernardo Guimarães. 2.032
Belo Horizonte/MG
Informações e inscrições: 0800 570 0800 ou www.sebraemg.com.br

terça-feira, 16 de agosto de 2011

As notas da disciplina TESI

Solicitamos a todos uma correção na pontuação das notas relativas a avaliações na disciplina, pois me parece que houve um engano no primeiro dia de aulas.
Adotaremos o seguinte critério para notas:
1 - Um trabalho em grupos de 1 a 5 alunos, versando sobre a construção de um aplicativo para o Sistema Operacional Android da Google, no valor de 20 pontos, a ser entregue até o dia 31/08/2011.
2 - Duas provas com datas e conteúdos a definir, no valor de 25 pontos cada uma.
3 - Uma prova final de 30 pontos.
Provas de segunda chamada para quem perder uma das provas serão dadas no último mês de aulas da disciplina.
A Prova Especial, que contempla toda a matéria dada e segue as diretrizes da Universidade, será dada nos casos em que o aluno(a) não alcançar aprovação nas provas e trabalhos acima enumerados.

Microsoft Windows Azure

Após as primeiras aulas em que vimos um método simplificado para desenvolver aplicações capazes de rodar no sistema operacional Android, da Google, ficou claro para todos que a computação em nuvem apresenta variantes diversificadas conforme as necessidades.
Este blog será o ponto central de divulgação das atividades de nosso curso, podendo conter referências também, para fins didáticos, a outros blogs deste mesmo professor, os quais serão usados como complementos aos assuntos abordados aqui.
Assim, nas próximas aulas iniciaremos nosso estudo sobre diversos outros tipos de computação em nuvens tão interessantes quanto o anterior, mas em que o sistema operacional não roda em smartphones.
Nosso estudo será iniciado com o sistema operacional Azure, da Microsoft.
Para evitar que o material das aulas fique disperso em uma série de referências, criamos outro blog com a finalidade de apresentar o material pertinente, em que a Arquitetura Orientada para Serviços (SOA), o ambiente de desenvolvimento .NET e o Sistema Operacional Windows Azure da Microsoft são apresentados e discutidos em detalhes.
Clique neste link para acesso.

Business Intelligence e os sistemas da Microsoft

Academia Microsoft: Sugerimos o acesso ao curso sobre Business Inteligence da Microsoft, clicando no link indicado aqui.